Pesquisar...

Carregando...

DR. GUTEMBERG GARANTE SER O CANDIDATO A PREFEITO PELO PCdoB EM ACARAÚ

31/05/2012

Os políticos que vão disputar as eleições deste ano só serão confirmados oficialmente entre os dias 10 e 30 de junho, período em que os partidos poderão realizar convenções. No entanto, alguns dias antes desse prazo, alguns partidos já falam internamente sobre seus pré-candidatos, para pleitear a sucessão municipal.

Um destes partidos é o PCdoB, que atualmente faz parte da base do seu governo, inclusive ocupando a liderança do executivo na câmara municipal. O PCdoB deverá ter o seu vice-presidente, Dr. Gutemberg (foto) como candidato a prefeito de Acaraú.

Outras agremiações partidárias do município também terão candidaturas próprias ao cargo de prefeito: PSB, PDT e PMDB.

Caso os quatro partidos resolvam colocar candidatos próprios, o município de Acaraú pode ter uma das eleições mais disputadas de sua história.



Cruz: EEM São Francisco lança Projeto "Jovem de Futuro"

30/05/2012


Apresentação do Grupo de Flautas e Violiono de Cruz

O Grupo Municipal de Flautas e Violionos do Município de Cruz, funciona na EEIF Constância de Sousa Muniz com 48 intergrantes no Curso de Flauta e 14 integrantes no Grupo de Violinos. Eles estão sobre a monitoria da Professora Maria Carvalho. Na ocasiao se apresentaram 30 alunos de Flauta e 4 do Violino para a Reunião de Diretores e Coordenadores das Escolas Públicas Municipais de Cruz

Relato de Aluno participante do momento e relativo ao mês de trabalho na escola

Nesse mês de maio aprendemos a passar o arco na terceira corda, no qual aprendemos algumas notas da segunda e da terceira corda.
Trabalhamos notas de dois e de quatro tempos, para melhor equilíbrio do arco, pois percebemos que é necessário  sustentar o arco, para conseguir um som melhor.
Ensaiamos a música O Juba, para apresentar na reunião que aconteceu no dia 28 de maio na escola constância com todos os diretores do município de cruz, com o nosso querido secretario de educação Raí. Pois foi numa aula de
Violino que ele nos visitou e nos convidou para apresentar na reunião dos diretores.
A aluna Jennifer  ensaiou a música da Asa branca para mostrar aos diretores. Apresentação foi um sucesso, todo mundo elogiou e aplaudiu, pois a turma mereceu. Afinal  nos dedicamos bastante, e é claro também tivemos a ajuda da professora  Maria, que sem ela não conseguiríamos alcançar esse aprendizado. 

Ministério da Saúde suspende verba de programa para 20 cidades do CE

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu o repasse de recursos referente ao mês de abril para o custeio de equipes de de Saúde da Família em 20 municípios cearenses. Segundo o MS, a suspensão foi em decorrência da duplicidade de cadastro de profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). A portaria informando a lista de municípios que tiveram os repasses suspensos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (29).
A Portaria 1.105 informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de abril do incentivo financeiro em relação ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES.  Os municípios cearenses que deixaram de receber a parcela de abril foram: Fortaleza, Acopiara, Barbalha, Barro, Bela Cruz, Chaval, Cruz, Fortim, Granja, Guaiúba, Horizonte, Ibiapina, Itaitinga, Maracanaú, Martinópole, Paraipaba, Quiterianópolis, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu e Tianguá.  A secretária de saúde de Fortaleza informou que “não sabe” sobre essa suspensão.
O Ministério afirma que o repasse de recursos é normalizado logo que as "inadequações" sejam solucionadas e que a suspensão não representa a interrupção da ESF e do Programa Brasil Sorridente nos municípios listados.

Em todo o Brasil, a suspensão do repasse atinge 305 equipes de Saúde da Família, 291 equipes de saúde bucal e 2056 agentes comunitários de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 340 municípios. A medida, segundo o Ministério da Saúde, faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica.

Para o Ministério, o Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à população na atenção primária. Em todo país, são 32 mil equipes de Saúde da Família, em 5.271 municípios, o equivalente a 94% de cobertura pelo programa. A execução é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios, e coordenada pelo Ministério da Saúde.

Divulgada tabela com horários dos jogos da Copa das Confederações 2013

Em evento realizado no final da manhã desta quarta-feira (30) no Rio de Janeiro, a FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgaram a tabela e os horários dos jogos da Copa das Confederações de 2013. Fortaleza, assim como outras quatro sedes, receberá três partidas da competição. Brasília será a única a receber apenas um jogo, o de abertura do torneio.

As partidas foram marcadas para as 16h e as 19h. Entretanto, curiosamente, a disputa pelo terceiro lugar, que será em Salvador, consta com o horário de 13h, o que é impraticável na cidade nordestina.

O sorteio dos grupos deverá ocorrer somente em dezembro, em São Paulo. Por conta disso, foram dividas as partidas entre os time utilizando a letra respectiva ao grupo e a numeração que deverá ser definida no sorteio, de um a quatro.

Campeã mundial no Ceará

Fortaleza receberá um jogo de cada grupo. O primeiro será do grupo A, em que o Brasil enfrentará o membro A3 no dia 19 de junho (quarta-feira), às 16h. O segundo jogo será do grupo B, entre B4 x B1, dia 23 de junho (domingo), também às 16h. Este jogo, provavelmente, será da seleção da Espanha, que de acordo com informações extraoficiais, será a cabeça de chave do grupo B. Já o terceiro jogo será pelas semifinais do torneiro, dia 27 de junho (quinta-feira), entre o primeiro do grupo B e o segundo do grupo A.
A final do torneio, no dia 30 de junho (sábado), no Maracanã, está marcada para as 19h.

Governo do CE abre inscrições para profissionais da saúde atuarem nas policlinicas

O Governo do Estado abriu seleção para 707 vagas para profissionais da saúde na manhã desta terça-feira (29). As inscrições são para selecionar profissionais para as policlínicas regionais em Acaraú, Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Tianguá. As inscrições podem ser feitas pelo site das policlínicas até o dia 4 de junho.
A seleção será feita em duas etapas, uma prova objetiva e uma prova de títulos. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), 281 vagas serão ofertadas para médicos, que concentram o maior número de oportunidades por área, seguidos dos técnicos de enfermagem, com 219 vagas.
 
Segundo a Sesa, serão oferecidos vagas para médicos especialistas em clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia/ diagnóstico por imagem, cardiologia, cardiologia/ergometria, cardiologia/ecocardiografia, mastologia, neurologia, angioplastia e endocrinologia. Existem oportunidades, ainda, para enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de farmácia, auxiliares de laboratório, técnicos de enfermagem, técnicos de gesso e técnicos de radiologia. 
 
O resultado da classificação final dos aprovados deve ser divulgado no dia 28 de junho. De acordo com a Sesa, as policlínicas devem dar a população acesso a consultas em 10 especialidades médicas e a exames especializados.



CRUZ: I COPA PROERD DE FUTSAL É REALIZADA HOJE NO DIA DO DESAFIO



A Secretaria da Educação de CRUZ e o Ronda do Quarteirão através do seu Núcleo em Acaraú, promovem hoje, 30/05, em participação ao DIA DO DESAFIO sua I COPA PROERD DE FUTSAL envolvendo alunos e alunas das escolas participantes do projeto agora em 2012.

O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.

O principal objetivo do evento é promover momento de lazer e maior interação entre as escolas participantes do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência contra Crianças e Adolescentes.

Afinal o Esporte coletivo é um meio de aprender sobre nossos limites corporais e sobre como nos relacionar com os limites do outro, vamos nos mexer juntos e fazer bonito neste dia do DESAFIO!

Quadrilha faz dois reféns e assalta R$ 40 mil de comércio em Amontada

29/05/2012

Um comerciante e a mãe dele foram feitos reféns na noite da última segunda-feira, 28, no município de Amontada, região Norte do Ceará. Segundo a Polícia Civil do município, os assaltantes levaram cerca de R$ 40 mil do estabelecimento, que funciona como depósito de bebidas e cereais.

Dois homens chegaram ao local, renderam as vítimas e anunciaram o assalto. Uma viatura policial chegou ao local e houve troca de tiros. De acordo com a Polícia Civil, um sargento da Polícia Militar foi atingido por um disparo na perna. 

Os suspeitos conseguiram fugir em um veículo modelo Meriva, levando mãe e filho como reféns. Segundo a Polícia, pelo menos três suspeitos aguardavam no carro. As vítimas ficaram pelo menos uma hora e meia em poder dos assaltantes. Elas foram libertadas em uma estrada na localidade de Salgadinho, a cerca de cinco quilômetros da sede de Amontada. 

O Meriva foi abandonado e os suspeitos fugiram em um Gol, que também foi deixado para trás mais adiante. Os assaltantes estão escondidos em um matagal. As Polícias Civil e Militar fazem um cerco na área, com a ajuda de um helicóptero.

Redação O POVO Online

TJCE promove juízes de Itarema, Marco, Bela Cruz e de outras comarcas do interior

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (24/05), a promoção de 31 juízes para Comarcas do Interior do Estado. A sessão foi conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente da Corte.

Pelo critério de antiguidade, foram promovidos os magistrados Ana Celina Monte Studart Gurgel (de Tabuleiro do Norte para a 1ª Vara de Limoeiro do Norte), Mônica Lima Chaves (de Barreira para a 1ª Vara de Aquiraz), Rejane Eire Fernandes Alves (de Paracuru para a 3ª Vara de Eusébio), Renata Santos Nadier Barbosa (da Comarca de Aratuba para a 3ª Vara de Itapipoca), Marília Lima Leitão Fontoura (de Mulungu para a 1ª Vara de Maranguape) e Welton José da Silva Favacho (da Comarca de Cariré para a 2ª Vara de Massapê).

Também por antiguidade, o Órgão Especial do TJCE aprovou a promoção dos juízes Ricardo Bruno Fontenele (de Reriutaba para a 3ª Vara de Morada Nova), Ângelo Bianco Vettorazzi (da Comarca de Missão Velha para o Juizado Especial Cível e Criminal de Crato), Gerana Celly Dantas da Cunha Veríssimo (de Chaval para a 2ª Vara de Morada Nova), Denielle Estevam Albuquerque (de Guaraciaba do Norte para a 3ª Zona Judiciária, sediada em Quixadá), Henrique Botelho Romcy (de Guaiuba para a 1ª Vara de Eusébio), Alexsandra Lacerda Batista (de Jardim para a 1ª Vara de Barbalha), José Valdecy Braga de Sousa (da Comarca de Caridade para a 1ª Vara de Santa Quitéria), Flávia Pessoa Maciel (de Redenção para a 2ª Vara de Eusébio), Samara de Almeida Cabral (de Jaguaretama para a 1ª Vara de Itapipoca), Rômulo Veras Holanda (de Nova Olinda para a 5ª Vara da Comarca de Crato) e Aldenor Sombra de Oliveira (de Groaíras para a 1ª Vara de Massapê).

Por merecimento, foram promovidos Agenor Studart Neto (da Comarca de Umirim para o Juizado Especial Cível e Criminal de Senador Pompeu), Luís Eduardo Girão Mota (de Caririaçu para a 2ª Zona Judiciária, sediada em Iguatu), Fabrícia Ferreira de Freitas (de Itarema para a 1ª Vara de Quixeramobim), Welinthon Alves de Mesquita (de Araripe para a Vara única de Cedro), Gonçalo Benício de Melo Neto (da Comarca de Poranga para a 1ª Vara de Itapipoca), Jamyerson Câmara Bezerra (de Fortim para a 1ª Vara de Aracati) e Regma Aguiar Dias Janebro (da Comarca de Pindoretama para a 2ª Vara de Pacajus).

Pelo mesmo critério, o Órgão Especial promoveu Antônio Carneiro Roberto (de Frecheirinha para a 3ª Vara de Tianguá), Sâmea Freitas da Silveira (de Icapuí para a 3ª Vara de Limoeiro do Norte), Flávia Setúbal de Sousa Duarte (de Quixeré para a 3ª Vara de Aracati), Josué de Sousa Lima Júnior (da Comarca de Marco para a 1ª Vara de Iguatu), Alisson do Valle Simeão (de Ibiapina para a 8ª Zona Judiciária, sediada em Tianguá), Felipe Augusto Rola Pergentino Maia (de Itapiúna para a 1ª Vara de Morada Nova) e Roberto Nogueira Feijó (de Bela Cruz para a 2ª Vara de Itapajé).


Fonte: TJCE

Leia mais no site do autor deste artigo: http://www.oacarau.com/#ixzz1wG3KWRYR
Copiar e não citar a fonte, além de má educação, é ilegal.

Bela Cruz e outros municípios são fiscalizados pela Agência Reguladora

Os Sistemas de Abastecimento de Água das cidades de Mucambo e Frecheirinha foram incluídos na programação de fiscalização deste mês, somando-se à Barbalha, Porteiras, Bela Cruz e Senador Sá. Em Mucambo e Frecheirinha, a visita dos técnicos da Agência Reguladora aconte nos dias 28, 29, 30 e 31. 

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), o procedimento deve verificar o cumprimento de aspectos que envolvem a produção, tratamento, adução e distribuição, além do controle e qualidade da água. Tudo isso em conformidade com as leis, normas e regulamentos aplicáveis à prestação de serviço.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse tipo de fiscalização compreende inspeções de campo, levantamentos e avaliações documentais, obtenção e análise de informações de dados gerais da área técnica e, ainda, identificação e frequência de ocorrências operacionais. 

Ademais, consta das atividades da Arce a fiscalização comercial, considerada como o conjunto de etapas e procedimentos mediante os quais os fiscais verificam o cumprimento ou não de aspectos que envolvem a atividade de comercialização e a qualidade de atendimento aos usuários. Tais aspectos abrangem, principalmente, a infraestrutura e o atendimento aos clientes.



Leia mais no site do autor deste artigo: http://www.oacarau.com/#ixzz1wG30tDoQ
Copiar e não citar a fonte, além de má educação, é ilegal.

Acarau participa da I Mostra Internacional de Semana do Bebê

Expositores das experiências de Acaraú/CE e
de Campina Grande/PB e representantes do UNICEF.
 

O Município de Acaraú participou no período de 16 a 18 de maio de 2012 da 1º Mostra Internacional das Semanas do Bebê realizada em Canela/RS, apresentando a experiência do município e participando do Ciclo de Palestras que teve como foco a discussão de estratégias integradas para a Primeira Infância em âmbito nacional.

A mostra contou com a participação de representantes do UNICEF, da Rede Nacional pela Primeira Infância, da Rede Cegonha, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e dos 16 municípios brasileiros convidados, além de representantes das experiências da Semana do Bebê em Portugal. 


Fonte: Blog da Setase-Acaraú

Cruz: Passeio ciclístico ‘Por um transporte ecologicamente correto!’

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação realizará como abertura da Semana Municipal de Meio Ambiente de 2012 o I Passeio Ciclístico “Por um transporte ecologicamente correto!”.

O evento acontecerá na próxima quarta (30.05), a partir das 16:30, com saída da Praça dosTrês Poderes, em Frente à Prefeitura Municipal e chegada na Praça Afonso Fontes no Centro da Cidade. As demais atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente em Cruz segue conforme programação abaixo.

- Abertura – 30.05 (Quarta):

Passeio Ciclístico “Por um transporte ecologicamente correto!” com a participação dos alunos das COMVIDAS das Escolas da Sede, Coordenadores de Meio Ambiente das Escolas e alunos do PROJOVEM da Sede do Município;
- 31.05 (Quinta):
Programação das Escolas Municipais e participação da Secretaria do Meio Ambiente de Cruz no RECICLA CEARÁ, em Fortaleza/CE;
- 01.06 (Sexta):
Programação das Escolas Municipais e participação da Secretaria do Meio Ambiente de Cruz no RECICLA CEARÁ, em Fortaleza/CE;
- 04.06 (Segunda):
Oficinas sobre as COMVIDAS das Escolas: CEB Paulo Freire e EEF Filomeno Freitas Vasconcelos;
- 05.05 (Terça):
Continuação das Oficinas sobre as COMVIDAS das Escolas: EEF Macário José de Farias e EEF Bernardino José Vasconcelos;
- Encerramento – 06.05 (Quarta):
Fórum Permanente pelos 10 anos da Agenda 21 Local, Cruz na Rio + 20.
Por: Secretaria do Meio Ambiente

Governo do Ceará reconhece estiagem em 168 cidades do estado

governo do Ceará assinou nesta segunda-feira (28) um decreto que reconhece a situação de emergência em 168 das 184 cidades do Ceará por conta da estiagem. O decreto, de acordo com o governador do Ceará, Cid Gomes, vai desburocratizar o reconhecimento da situação nas cidades, que esperam recursos de apoio a agricultores e pessoas que sofrem com as poucas chuvas no Ceará neste ano.

"Em vez de cada município encaminhar o seu decreto de emergência, o estado, abrindo mão de dados técnicos da Ematercer, Ipece, dados da Funceme, fez um relatório para todo o estado do Ceará, com um só documento, mas com responsabilidade, decretar a situação das cidades. Com isso a gente economizou 168 análises", afirmou o governador Cid Gomes durante o Pacto de Convivência com a Seca, evento realizado em Fortaleza para debater políticas públicas de combate à seca no estado..

Além do reconhecimento da emergência pelo estado, a situação deve ser reconhecida pela União. Até sexta-feira (25), a união havia reconhecido o estado de emergência em 38 cidades cearenses. Com o reconhecimento, as cidades poderão receber auxílios como o Bolsa Estiagem, um benefício de R$ 400 a famílias que sofrem com a seca, que deve ser pago em cinco parcelas mensais de R$ 80.

Apoio federal

Por conta da seca, O Ministério da Integração Nacional divulgou um pacote de socorro de R$ 10 milhões ao Ceará para beneficiar famílias que sofrem com a estiagem. Além do Ceará, os estados Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais também receberam R$ 10 milhões para o combate a seca, totalizando um pacote de ajuda de R$ 60 milhões.

Em abril, o governo federal também havia anunciado o repasse de O Ceará vai receber R$ 199,9 milhões para combater a estiagem no estado.

Chuvas irregulares

O Ceará registra no primeiro quadrimestre de 2012 uma queda de 50% no volume de chuva em relação à média histórica do estado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ainda conforme a Funceme, a região mais afetada pelas chuvas irregulares é Jaguaribara, que teve queda de 75% em relação à média histórica.

Por conta das chuvas irregulares, ocorre no Ceará o fenômeno conhecido como "seca verde", quando chove o suficiente para deixar a vegetação verde mas insuficiente para render uma boa safra. Devido à baixa incidência de chuva, o governo do estado se reuniu nesta semana como agricultores para traçar estratégias que possam reduzir os efeitos da seca.

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira

28/05/2012


As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 estão previstas para começar às 10h desta segunda-feira (28), pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A taxa é de R$ 35 e alunos de escolas públicas estão isentos.
Estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota. As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores.  O ministério da Educação anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção

Ceará tem 23 mil professores sem diploma

A recomendação federal é antiga. Data de 1996 e foi batizada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma espécie de norte quanto ao que deve ser feito para a oferta de ensino de qualidade, seja público ou privado. Dezesseis anos depois de ser criada, porém, a LDB ainda não é totalmente cumprida no tocante à escolaridade da população docente.

No Ceará, 26,19% do professorado da educação básica não cursou alguma licenciatura de graduação plena. Em bom português: não tem diploma de curso superior. O índice está pouco acima da média nacional - de 25,62%.

Um ranking foi elaborado pelo O POVO considerando a proporcionalidade entre o total de educadores e a quantidade não detentora de titulação de cada Unidade da Federação (UF). O percentual cearense ocupa a 14ª posição nacional. No Nordeste, é a oitava (somente Sergipe está em melhor situação, com 23,82%).

Em números absolutos, 23.826 lecionam no Ceará sem a vivência dos bancos de universidade. Neste quesito, o Estado tem o oitavo maior montante do País e o quarto maior do Nordeste (perdendo apenas para Bahia, Maranhão e Pernambuco).

Com e sem diploma, 90.949 educadores atuam na educação básica por aqui. São 2.105.411 em todo o Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referem-se a 2011, compondo o Censo Escolar.

Cidadania

Os números convidam à reflexão quando associados ao conceito atribuído à educação básica pelo Governo Federal. “É o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania”, diz o Ministério da Educação (MEC) no site oficial.

No seu artigo 62, a LDB fixa: “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores”.

A lei abre brecha, no entanto, ao admitir que, para atuar na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, pode-se ter o nível médio na modalidade Normal. “É claro que a formação mais adequada seria a que se dá em nível superior. É neste nível em que se dão as discussões em grau mais aprofundado, incitando o desenvolvimento da criticidade”, pontua a chefe do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Paula de Medeiros Ribeiro.

Para ela, entretanto, só o diploma não assegura a qualidade do profissional. E, consequentemente, da aula lecionada. “Os cursos de formação ainda apresentam dificuldades em ofertar um ensino de qualidade devido, sobretudo, aos entraves curriculares que distanciam a teoria da prática, bem como às metodologias de ensino um tanto desatualizadas”, opina.

O POVO procurou a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mas foi informado de que nenhum representante do órgão estaria disponível para comentar os números do Inep.

Em material enviado por email, a Seduc disse não dispor de professor em sala de aula sem curso de licenciatura plena. Entre efetivos e ativos assim, são 13.507 profissionais. Conforme a secretaria, há 132 educadores sem nível superior (apenas ensino médio) executando somente tarefas administrativas. (Colaborou Marcos Robério)

ENTENDA A NOTÍCIA

A educação básica é apontada como peça fundamental para o desenvolvimento cidadão. O fato de o professor ter diploma superior, no entanto, não é garantia de aula de qualidade. É preciso pensar o modelo de ensino como um todo.

90instituições superiores estão cadastradas para a oferta de cursos
Entre em contato com o Ministério da Educação (MEC) e Seduc

330mil é a quantidade de professores que o MEC quer graduar em 2012

539mil educadores ainda não têm nível superior. Em 2007, eram 600 mil.

ServiçoSites oficiais:
http://portal.mec.gov.br ewww.seduc.ce.gov.br

Ranking do Inep
Professores com ensino superior completo5º lugar - Rio Grande do Sul: 96.592
6º lugar - Bahia: 72.339
7º lugar - Ceará: 67.123
8º lugar - Santa Catarina: 59.421
9º lugar - Pernambuco: 58.471

Professores sem ensino superior completo6º lugar – Pará: 34.443
7º lugar – Pernambuco: 34.245
8º lugar - Ceará: 23.826
9º lugar: Rio Grande do Sul: 23.223
10º lugar – Piauí: 18.482

Professores com ensino fundamental completo8º lugar – Rio de Janeiro: 343
9º lugar – Santa Catarina: 300
10º lugar - Ceará: 281
11º lugar – Paraíba: 277
12º lugar – Paraná: 263

Professores com ensino fundamental incompleto21º lugar – Roraima: 27
22º lugar – Rondônia: 22
23º lugar – Ceará: 19
24º lugar – Espírito Santo: 11
25º lugar – Mato Grosso do Sul: 9

Professores com ensino médio2º lugar – São Paulo: 13.747
3º lugar – Minas Gerais: 11.604
4º lugar – Ceará: 10.225
5º lugar – Pará: 7.309
6º lugar – Rio de Janeiro: 6.734

Professor com ensino médio normal/magistério7º lugar – Minas Gerais: 20.026
8º lugar – Rio Grande do Sul: 17.971
9º lugar - Ceará: 13.301
10º lugar – Alagoas: 12.237
11º lugar – Piauí: 12.219

FONTE: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Saiba mais
Para o MEC, a educação básica é compreendida pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Ao O POVO, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza informou, via email, que apenas 179 professores (dos mais de 11 mil existentes) não possuem ensino superior. E, destes 179, 54 estariam cursando o nível.

Tanto a Seduc quanto SME disseram trabalhar com a Plataforma Freire - voltado para a primeira habilitação.

Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o educador deve procurar a Seduc ou a secretaria da educação da cidade e cadastrar-se. Se a demanda for maior que a quantidade de vagas, ficará a critério das instituições formadoras como se dará o processo seletivo.

Leia amanhãO Ceará tem 15 mil professores com ensino superior atuando na educação básica da zona rural. É o segundo maior número do País. Apenas Minas Gerais está à frente.
Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br

Jovem morre em 'brincadeira' com asa-delta em praia de Acaraú, CE

Um jovem de 24 anos morreu após sofrer uma queda de voo de asa-delta neste domingo (27) no litoral de Acaraú, Região Norte do Ceará. Segundo o boletim de ocorrência registradopela Polícia Civil, a vítima estava com um grupo de amigos na praia de Arpoeiras, onde amarravam a asa-delta em uma moto e para que o equipamento fosse puxado contra o vento.

Ainda segundo a polícia, durante a "brincadeira", os jovens soltavam a corda da asa-delta quando o voo atingia certa altura para descerem em queda livre. O jovem de 24 anos caiu com a cabeça para baixo, teve uma fratura no crânio e morreu antes de receber socorro médico. A polícia informou também que o grupo de amigos veio do município de Sobral e que a vítima costumava praticar o esporte, mas não havia nenhum profissional qualificado o acompanhando no voo de domingo.

Prática incomum

A Polícia Civil da cidade informou ao G1 que a prática de voo de asa delta não é comum nas praias do municípios. “Geralmente, vemos kitesurf e windsurf sendo praticados aqui, mas não asa delta. Tanto que esse grupo trouxe o próprio objeto para a praia”, afirma.

Bela Cruz amplia cidades na Feira da Agricultura Familiar

25/05/2012

Bela Cruz Começou ontem a VI Feira dos Agricultores Familiares deste Município. Até amanhã, as ruas ao redor do Mercado Público, no Centro da cidade, se transforma em um espaço onde o agricultor poderá comercializar seus produtos e trocar experiências sobre o trabalho.

Diferentemente das edições anteriores, a 6ª edição da feira alcança um patamar regional. Este ano, a feira foi regionalizada e contará com a presença de vários Municípios do Vale do Acaraú. Cerca de 10 Municípios circunvizinhos apresentam seus produtores, além de caravanas com a população e comerciantes de suas cidades para participar do evento.

Segundo a secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto Oliveira, não há como estimar o número de participantes, nem a movimentação financeira que o evento trará. "Por ser a primeira edição em que nos propomos a trazer expositores de outros Municípios e aumentar a capacidade do evento, não temos como prever a movimentação durante a feira. Nos últimos anos apenas expositores locais participavam comercializando entre si e para os moradores da própria cidade, era um número muito pequeno com relação ao que deverá ter este ano", diz Kassiana.

Ela afirma ainda que, apesar da boa infraestrutura que prepararam para o evento, não há tanto espaço para muitos expositores, cerca de 60 produtores locais foram selecionados. São 20 expositores a cada dia, somados aos participantes dos demais Municípios da região.

A variedade de produtos comercializados é muito grande. São frutas, verduras, legumes, leite, doces, polpa de fruta, iogurte, queijos, entre outros.

Entre os Municípios convidados, Sobral já confirmou que levará o ônibus itinerante que exibe e comercializa produtos feitos a partir de tilápias.

O evento é uma realização da Prefeitura de Bela Cruz, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ematerce e Sebrae, patrocinado pelo Banco do Nordeste e Governo do Estado.

Programação

Durante a feira, acontecem palestras, com o objetivo de contribuir para a capacitação e treinamento dos agricultores. Ontem, Francisca Jeanie Rogério Gomes, agente de desenvolvimento do BNB, falou sobre "Linhas de Crédito Apronaf/Resoluções de renegociação de dívidas", no plenário da Câmara dos Vereadores. Hoje, também na Câmara dos Vereadores, um instrutor do Senar local abordará o tema "Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/Realização de Cursos e Parcerias", às 10hs.

No início das manhãs dos três dias de evento, a feira é aberta com apresentações culturais do Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Banda de Música do Município e de um grupo de crianças carentes participantes de programas da Prefeitura.

Durante todo o evento, um grupo de tocadores de zabumba, tambor e sanfona, formado por agricultores de Bela Cruz, animam a feira, percorrendo todos os espaços por onde os estandes estão distribuídos.

Mais informações
IV Feira dos Agricultores Familiares de Bela Cruz, 23 a 25 de maio
Secretária de Agronegócios de Bela Cruz, Kassiana Adriano Pinto
Informações: (88) 3663.1150

ACARAÚ: Empresário é assaltado pela 10ª vez


O empresário Tide Andrade do Posto Acaraú foi assaltado pela 10ª vez, após uma ação ousada, dos bandidos que roubaram na tarde desta quarta-feira, 23/05, o dinheiro apurado do dia e uma moto Honda Titan Azul 2004/2005 que foi abandonada no bairro de Outra Banda.

Apesar da policia ter prendido um bando que estava aterrorizando a cidade de Acaraú, os assaltos continuam ocorrendo por toda parte

Cruz: Camâra de Vereadores Homenageia a Policia Militar do Ceará

Em uma sessão especial realizada hoje (dia 25), a Câmara de Vereadores de Cruz, homenageou a Policia Militar do Ceará pelos seus 177 anos de criação, Certificaram os Militares do Honda aqui da região do Vale Acaraú que se destacaram nos meses de fevereiro,março e abril,e aprovaram o projeto de lei que concede o Titulo de Cidadão Cruzenses ao Capitão Fred Rafael e o Sargente Ronaldo Teixeira.

No solenidade houve apresentação das Bandas de musicas de Cruz (Pe. Valdery) e da Policia Militar de Fortaleza, apresentação do Projeto PROERD, Apresentação da História da Policia Militar do Ceará e apresentação musical.

Estiveram presentes autoridades locais, Jonas Muniz (prefeito), Ray Mota (Secretario de educação de Cruz), Major Marcelo de Lima Furtado (Sub – Comandante do Honda no Ceará), Vereadores e população em geral.

Os projetos que agraciam os Militares com Titutlo de Cidadão Cruzense, são de autoria do vereadores Edson Nascimento e Francisco Brandão Sousa, e que serão entregues em uma sessão solene a decidir a data.

Por: Clayton Albuquerque (Asessor de Imprensa)

Câmara de Cruz homenageará PROERD e Policia Militar

23/05/2012



A Câmara Municipal de Cruz realizará sessão solene em homenagem ao PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) e aos 177 anos da Polícia Militar do Ceará.
 
Durante a sessão, haverá a aprovação de Título de Cidadão ao Instrutor Proerdiano; Entrega de Certificados de Destaque Operacional e Comunitário aos Policiais Militares que compõem o Ronda do Quarteirão em Acaraú; Participação da Banda de Música da PMCE no centro de Cruz e outras atratividades.


A sessão será realizada nesta sexta-feira, 25, na sede da Câmara Municipal de Cruz, e será presidida pelo prsidente da casa, vereador Edson Vasconcelos.

Campanha de vacinação cumpre menos de 50% da meta no Ceará

Faltando dois dias para o encerramento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, apenas 40,7 % do público-alvo cearense foi imunizado. Os números foram atualizados na manhã de segunda-feira (21) pelo Ministério da Saúde.

A campanha, que teve início em 5 de maio, segue até esta sexta-feira (25) e vacinou, aproximadamente, 534.125 mil cearenses. A meta é imunizar 1.312.364 pessoas contra a gripe. Na região Nordeste, 3,7 milhões de pessoas foram vacinadas, ou seja, 45,5% do total de 8,1 milhões.

Fortaleza
De acordo com o levantamento da campanha em Fortaleza, 92.492 pessoas foram vacinadas, o que representa 26,61% da meta, que é imunizar 80% do público-alvo. A Regional IV tem o menor números de vacinados (11.045 pessoas) e a Regional V apresenta o melhor índice (20.212 pessoas).

Ainda não me vacinei, o que fazer?

O perfil do público-alvo é composto de pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas.

Mesmo quem já tenha sido vacinado no ano passado deve receber a vacina novamente em 2012 em um dos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), de 8h30min às 16h30min.

Os trabalhadores da saúde que devem se vacinar são aqueles que atuam nos serviços de urgência e emergência de postos de saúde e hospitais. Os profissionais devem receber a vacina nos próprios locais de trabalho.

Crianças

Os pais devem ficar atentos para a vacinação dos filhos. Crianças vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Já crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose em 2012.

Os dados foram repassados ao Ministério da Saúde pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e estão em constante alteração. À medida que estados e municípios incluam no sistema informações sobre doses já aplicadas, o percentual de cobertura nacional deverá aumentar.

Com 2 atletas, à AAKC-Vale Acaraú conquista 5 medalhas no Pará

Neste último final de semana aconteceu em Parauapebas(Pa), o IV Campeonato Norte e Nordeste de Karatê Esportivo e Educacional no qual a seleção cearense teve mais uma brilhante participação. Classificou-se como Vice-Campeã Geral da competição.

AAKC - A nossa associação do Vale Acaraú participou apenas com 2 atletas e trouxe na bagagem 5 medalhas no total, foram 3 medalhas de Ouro e 2 medalhas de Prata. Mostrando mais uma vez que nossos atletas estão bem preparados.

Maria Marcia 2 Ouro e 1 Prata


Marcia conquistou 1 medalha de Ouro no Kata e outra no Kumitê e ainda 1 medalha de Prata no Kumitê Equipe, totalizando 3 medalhas.
Paulo Guilherme 1 Ouro e 1 Prata
Paulinho conquistou 1 medalha de Ouro no Kumitê individual e 1 medalha de Prata no Kumitê Equipe.

Palavras do Prof. Robyson Régis "Queremos agradecer a Prefeitura Municipal de Itarema e demais apoiadores que fizeram com que nossos atletas participassem de mais uma competição e parabenizar o Prof. Ricardo Alexandre(Alex) pelo belíssimo trabalho que vem realizando em Itarema e também parabenizar os atletas pela brilhante conquista, no qual compartilho a felicidade de ter conquistado títulos tão importantes não só para a Região como para o Karatê Esportivo Cearense. Oss!!!"

Próximo desafio:

Aproveitamos a oportunidade para convidar a você caro leitor desta matéria a participar ou se fazer presente na Etapa Estadual que acontecerá no Ginásio Coberto de Acaraú(Ce) no próximo dia 10 Junho, na qual estarão presentes atletas da Seleção Brasileira se preparando para representar o nosso Brasil no 5º Campeonato Mundial de Mirim, Infantil, Juvenil e Juniores em Teresina(Pi) no mês de Julho. Na ocasião teremos atletas a partir de 5 anos de idade de ambos os sexos. A expectativa da Organização do evento é reunir mais de 300 atletas de todo o Ceará.



Lula conversa com Cid Gomes para salvar aliança na Capital

Enquanto PT e PSB de Fortaleza não se entendem sobre a sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT), a cúpula nacional petista tem sido cada vez mais acionada a intervir nas negociações. Ontem, um dos principais personagens da aliança, o governador Cid Gomes (PSB), procurou o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para tratar das eleições na Capital. Petistas em Fortaleza negaram ter se incomodado com o gesto, mas reiteraram que não aceitarão interferência externa na decisão sobre quem disputará a vaga de Luizianne.

Cid e Lula se encontraram em São Paulo por cerca de uma hora, a portas fechadas. A expectativa é que o presidente de honra do PT puxe a prefeita Luizianne pelo braço, nos próximos dias, para ponderar sobre os acertos da aliança. Nenhum dos políticos ouvidos pelo O POVO, no entanto, arriscou palpites sobre qual será a abordagem do ex-chefe do Executivo federal.

Questionado se o PT de Fortaleza teria se incomodado com o gesto de Cid – que, embora tenha ido ao encontro de Lula, ainda não contatou a prefeita Luizianne para tratar da sucessão – o presidente municipal da sigla, Raimundo Ângelo, descartou mal estar. “Nós vimos com naturalidade. Não haverá nenhum tipo de imposição, nem de intervenção. A decisão sobre o candidato do PT é local”, afirmou.

Apesar disso, O POVO apurou que mais um personagem da cúpula nacional do PT será chamado a intermediar o acordo com o PSB. A presença do presidente nacional do partido, Rui Falcão, é esperada ainda nesta semana em Fortaleza.

Ele também deverá retornar à Capital no próximo 3 de junho, data do encontro municipal do PT, no qual os 300 delegados da sigla decidirão o candidato. Cerca de 70% dos delegados apoiam o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

A negociação para a manutenção da aliança entre PT e PSB em Fortaleza passa por Cid Gomes. Ele não se mostra convencido da opção da maioria do PT de lançar Elmano Freitas para a disputa e tenta vias de negociação.

SERVIÇO

Saiba mais sobre o Instituto Lula e veja outras fotos do encontro entre ele e Cid Gomes
Onde: www.icidadania.org.br
Fone: (11) 2065-7022

Jijoca de Jericoacoara é referência na alfabetização de crianças no Vale Acaraú

22/05/2012

Na ocasião, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano. Os números apontam que em relação aos 184 municípios cearenses avaliados pelo Spaece Alfa-2º ano, 178 atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de seis que estão no nível suficiente. Fazendo um comparativo no mapa do Ceará quando o PAIC foi iniciado, apenas 14 municípios eram identificados pela cor verde, fazendo uma referência ao nível de proficiência desejável.


Durante a solenidade, os primeiros 12 municípios com melhor avaliação no Spaece Alfa-2º ano receberam um troféu das mãos do Governador, foram eles: Nova Olinda, Abaiara, Mucambo, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha. O mesmo aconteceu em relação a avaliação Spaece Alfa 5ºano, que avalia o nível de educação em relação as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cid Gomes também fez a entrega de premiação ao 12 municípios que já se encontram com seus alunos no nível adequado. Os municípios que alcançaram o nível desejável foram Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira.

A secretaria da Educação, Izolda Cela,  também comemorou os resultados do PAIC, que desde sua implantação em 2007, já aponta 800 escolas cearenses, em situação desejável para serem premiadas.  Segundo a Secretária, o desafio agora do Programa é fazer com que todas as escolas cearenses possam ser premiadas. “Quando o PAIC foi lançado, a intenção foi buscar um ritmo mais rigoroso de mudança. Mas a proposta era desafiadora. Hoje temos bons resultados, mas não devemos considerar só o nível de proficiência, nós precisamos ter compromisso com participação dos municípios e nos ajustarmos para buscar a igualdade nos resultados”, destacou Izolda Cela.


De acordo com o levantamento, 244.785 alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Os resultados possibilitam a construção de um indicador, IDE-ALFA, das habilidades de leitura dos estudantes do 2º ano. Em relação ao 5º ano, é o IDE-5 que expressa o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos da rede pública. Para o Governador Cid Gomes, a “chave do sucesso” do PAIC está nessa avaliação. “A partir de uma iniciativa simples, apoiando as coordenadorias, melhorando a gestão e fornecendo o material didático estamos conseguindo aqui no no Ceará um futuro melhor para nossas crianças através da educação pública de qualidade. Mas o diferencial desse Programa é a avaliação de todas as crianças, em todos os municípios do Ceará”, destacou Cid Gomes.

Prêmio Escola Nota 10

Durante a solenidade, também foi entregue do Prêmio Escola Nota 10. Em sua quarta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5). Em 2008, quando o prêmio foi instituído, somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes do 2º ano do ensino fundamental atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Em 2011, o prêmio contempla dentre suas  principais inovações a  Inclusão da premiação para o 5º ano o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. As 10 primeiras escolas premiadas estão localizadas nos municípios de Forquilha; Pedra Branca; Guaraciaba do Norte; Mucambo; Brejo Santo; Sobral; Porteiras; Itarema; Tamboril; Quixeramobim; Martinópole e Sobral. Essas 150 escolas receberão também o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado por meio do Spaece.


Sete escolas de Acaraú receberam o prêmio Escola Nota 10 

Estavam prestigiando a solenidade o Senador Inácio Arruda; o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o Presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Roberto Cláudio; os secretários estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Ferruccio Feitosa (Copa), Maurício Holanda (executivo da Seduc); a representante do Unicef, Ana Márcia Diógenes; os deputados federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, José Guimarães, Eudes Xavier e Chico Lopes; os deputados estaduais Neném Coelho, Professor Teodoro, Wellington Landim, Raquel Marques e Dedé Teixeira.



Leia mais no site do autor deste artigo: http://www.oacarau.com/#ixzz1vcmaMbZc
Copiar e não citar a fonte, além de má educação, é ilegal.

CRUZ: Distrito de Caiçara em Festa



O Distrito de Caiçara foi criado pela Lei Nº 11.323, de 22 de maio de 1987. Em homenagem a esta data, uma das ruas da sede do distrito recebeu o nome de Rua 22 de Maio. Todos os anos esta data é comemorada com uma intensa programação festiva. Caiçara é um dos lugares mais antigos de nossa região, situada as margens da Lagoa de Jijoca, há 5 km da Praia do Preá. É um dos corredores de turismo para Jericoacoara.
Caiçara já elegeu os vereadores Benedito Edson Pinto e Raimundo Brandão de Sousa e um Vice-Prefeito de Acaraú João Paulo Magalhães.


O primeiro prédio escolar foi transformado em creche e outro maior foi construído por Antônio Raimundo, Prefeito de Cruz, e a energia elétrica foi inaugurada em 1988 pelo Prefeito Jonas Muniz.
São denominações de ruas da Vila de Caiçara: Pe. Valdery, Professora Fransquinha, José João, Afonso Fontes, Mons. Sabino e João Muniz. Há muitas ruas sem denominação oficial.
A estrada de acesso é com piçarra motivo de indignação da população da região que reclama das péssimas condições de transito.

O Poeta João Martins dos Santos assim se expressou sobre a Festa do Distrito: “Quero que Deus me dê força/Pelo poder infinito/Para relembrar agora/A Festa do meu Distrito/Que dos lugares que eu conheço/O nosso é o mais bonito”.

Este ano, a Festa do Distrito de Caiçara, foi realizada dia 19, teve várias atrações, banda de forró e um bolo de 25m.



A presença da Empresa M. Machado Florestal Ltda. na década de 80 movimentou a comunidade, introduziu novos costumes e gerou emprego e renda para dezenas de pessoas.

Religião

A Igreja de São Francisco de Caiçara foi construída em 1888, ainda durante o período em que o Império Português governava o Brasil. O Santo Cruzeiro, construído para realização das Santas Missões, foi inaugurado em 19 de novembro de 1939, pelo Pe. Pedro e exaltado pelo poeta repentista



João Martins dos Santos.
Tem o Cruzeiro em lembrança do Pe. Pedro/Que encima do penedo/Ele está bem colocado/Trinta e nove a dezenove de novembro/ Ainda hoje eu me lembro/ quando foi inaugurado”. Em breve estará completando 75 anos quando será celebrado o seu Jubileu de Brilhante. É um marco histórico e símbolo maior da religiosidade do povo da Vila de Caiçara. Dia 9 de agosto de 2010 foi criada a Área Pastoral do Distrito de Caiçara, pertencente à Paroquia de Santa Luzia de Jijoca de Jericoacoara, com o objetivo de melhor assistir aos paroquianos das comunidades de Formosa, Preá, Cavalo Bravo, Córrego dos Ana, Sambaíba, Paraguai e Solidão. O Padre Maílson foi o primeiro administrador da Área Pastoral, sendo seu sucessor o atual administrador Pe. José Marcone Martins. Antes, a Capela de Caiçara já havia pertencido às Paróquias de Acaraú e Cruz cujos Padres foram José Arteiro, Monsenhor Sabino, Monsenhor Edson e Monsenhor Manoel Valdery. Quando passou a pertencer à Paroquia de Santa Luzia, estiveram atuando na capela o Pe. Edmilson, Pe. Raimundo, Pe. Eudes Cruz e Pe. Lindomar.


A Tradicional Festa de São Francisco é celebrada no mês de setembro, quando seus filhos ausentes procuram visitar a Terra Natal para rever amigos e familiares e participarem dos festejos à São Francisco. Inicialmente, as festas eram coordenadas pelo saudoso José João de Araújo, hoje, nome de Rua na Vila de Caiçara e seguido por Luís Jacinto. O coral é bem animado, constituído de lindas garotas e é um dos melhores da região. A religião predominante é a Católica, mas já há duas igrejas protestantes na Vila de Caiçara: As Igrejas Bíblica e Comunidade Cristã Jericó. A Igreja de São Francisco já esteve rodeada de água com o transbordo da Lagoa de Jijoca. Também teve a frente virada para o Nascente e já passou por várias reformas em sua estrutura física, estando bem diferente de sua forma original.


Infraestrutura


A Vila de Caiçara tem uma escola construída pelo Prefeito Antônio Raimundo de Araújo Neto em 1989, denominada de João Ladislau de Paulo Magalhães, cuja diretora e a Senhora Érica Pereira Queiroz Albuquerque.
Quando ainda pertencia ao município de Acaraú, Caiçara teve a alegria de eleger um vice-prefeito: João Ladislau de Paulo Magalhães, que foi eleito junto com Adenor Martins (1967/1971). Nesse período foi construído o primeiro prédio escolar na comunidade onde funciona uma Creche. Uma quadra poliesportiva coberta foi construída na administração de Manoel Nelson Silveira e coberta na administração do Prefeito Jonas Muniz. Tem arquibancada, banheiros, palco, vestiários e foi denominada Francisco Antônio Costa Moura, numa justa homenagem ao maior jogador de futebol de Caiçara. Falecido em 2006 em Fortaleza durante uma partida de futebol vitima de ataque cardíaco.


Tem uma praça, construída em 1987 na primeira administração Jonas Muniz, ruas calçadas, um Posto de Saúde da Família, uma creche, telefones fixos públicos e residenciais, Sistema de abastecimento de água comunitário que atende a 192 famílias.




Tem um conjunto habitacional, Cemitério Comunitário que inicialmente era cercado de madeira, mas foi murado por determinação do Senhor João Galdino com a participação da comunidade e ampliado em 1987. Um posto de atendimento dos Correios, padaria, internet, salão de cabeleireiro, lanchonetes, churrascaria e a rádio FM Comunitária Marazul 98,7 MHZ legalizada junto ao Ministério das Comunicações e pertencente à Associação de Desenvolvimento Social e Comunicação de Caiçara são fatores de desenvolvimento da Vila. Tem lojas de eletrodomésticos e várias casas comerciais, onde quase de tudo tem pra vender. Oficinas de carros e motos, bares e restaurantes e um Cartório de Registro Civil, sendo tabelião José Arteiro Cruz.
Atualmente, a Vila de Caiçara está lutando pelo seu crescimento. Está sendo feito calçamento de algumas ruas e abertura de outras na periferia. Várias casas têm sido construídas, inclusive pelo programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.

Curiosidades.
A primeira professora da comunidade foi Francisca Maria de Sousa (Fransquinha) que também é nome de rua, e depois Francisco das Chagas Rocha. Caiçara sempre foi conhecida pela produção artesanal de esteiras de junco, cordas e redes de tucum que também eram usadas para currais de pesca no mar. A população mais velha ainda se lembra das parteiras Margarida e Maria Martins e das rezadeiras Julieta e Izabel Pires. Os tabeliões foram Manoel Marques de Sousa, Francisco Menezes, João Paulo Magalhães e José Arteiro Cruz. Já houve em Caiçara um trabalho da igreja chamado de Ciclo Operário que consistia em visitar as casas, fazer reuniões e ler a Bíblia sob a orientação do Senhor Chico Gomes. O poeta João Martins assim descreveu o Ciclo Operário: “Neste lugar, tem o Ciclo Operário/ Foi feito pelo Vigário/ Para entrar quem quiser/ Se pagará dez Cruzeiros de uma vez/ E dois Cruzeiros por mês/ Cada sessão que houver”.




Também os trabalhadores tinham onde recuperar suas ferramentas com os ferreiros Chagas Ferreira e Francisco Antero. Mas, se o caso era couro tinha o soleiro José Joaquim e o sapateiro Toca Lima. Os carpinteiros Tiago e Antônio Lima fabricavam móveis para todas as famílias, principalmente para os recém casados que pretendiam mobilhar as casas. A primeira padaria instalada na comunidade pertencia ao Senhor José Filenom natural da cidade de Morrinhos. As construções ficavam a cargo dos pedreiros Luís João e Geraldo Muniz. As costureiras Ângela Marta da Silva, Antônia Maria da Silveira e Rita Pereira de Sousa cuidavam da confecção e remendo das roupas usadas na comunidade e preparavam os noivos para os matrimônios.As famílias mais numerosas da comunidade são a dos Jacinto e Pereira. A origem das famílias residentes em Caiçara é muito diversificada. São procedentes de Uruoca, Uruburetama, Camocim, Jijoca, Aranaú, Serra de Tianguá e até de outros estados.

Um senhor por nome de Abdom, ao se aproximar de uma arvore conhecida por mungubeira, em Caiçara, disse: “Eu queria viver do tanto desta mungubeira”. Certa noite, a mungubeira tombou. No dia seguinte, chegou a notícia de que Abdom havia sido assassinado no mesmo horário em sua própria residência na zona rural do atual município de Jijoca.



O último crime de morte em Caiçara foi registrado em 1957, quando o Delegado de Policia Pedro Raimundo assassinou Raimundo Ernesto. Antes tinha havido uma discursão entre eles. O número de afogamento na Lagoa de Jijoca é preocupante, pois já foram registradas mais de uma dezena de afogamentos de homens, mulheres e crianças.

A Vila de Caiçara ainda conserva as características de um lugar tranquilo, onde as pessoas podem ficar nas calçadas para um dedo de prosa sem serem incomodadas. A amizade é o ponto forte da comunidade. Intrigas não existem e as mulheres gostam de trabalhar e viajar em grupos. A juventude é bastante atuante e as moças são de boa aparência e muito simpáticas. A presença de drogas tem sido o principal motivo de preocupação dos pais de família.

A falta de emprego tem sido motivo de muitos jovens migrarem para os grandes centros, principalmente Fortaleza e São Paulo.

Os criadores de gado fazem uma festa todo ano que já tem mais de meio século de tradição.
A Vila de Caiçara é um lugar onde o índice de analfabetismo praticamente não existe. Pouco ou muito, mas todos sabem ler e escrever.

O nosso proposito é prestar uma homenagem ao Distrito de Caiçara por ocasião de seu Jubileu de Prata e resgatar a memória dos nossos antepassados que, com dedicação e trabalho, construíram as nossas riquezas materiais e imateriais.



Curtir no Face...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates